sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Para desinchar...



O inchaço causado pela retenção de líquidos é um problema que afeta mais mulheres do que homens. Muito comum, ela pode ser a causa dos quilinhos a mais adquiridos repentinamente e atinge principalmente as áreas da barriga, do rosto e dos pés. Isso decorre de deficiências na circulação, que podem ser causadas por uma alimentação com abuso de sal, disfunção hormonal, uso excessivo de sapato de salto alto e calor.

Para descobrir se as sobras na balança são inchaço ou gordura mesmo, é possível fazer um teste simples: aperte uma perna, por exemplo, com o dedo indicador, por 5 segundos e solte. Se a área ficar esbranquiçada e demorar a voltar ao normal é porque elas são mesmo fruto de retenção de líquido.

Para combater esse mal é necessário cuidar da alimentação, priorizando a água (2 litros por dia), folhas verde escuras, fibras, frutas e chás diuréticos e retirando o excesso de sal e açúcar. O uso de hidratantes a base de cânfora e mentol, a prática de exercícios regulares e sessões de drenagem linfática também ativam a circulação.

É importante ressaltar que os inchaços devem ser tratados com atenção, pois, além da questão estética, a má circulação pode levar a dores de cabeça, pressão alta, vista embaçada e dores no peito. Tais sintomas podem indicar doenças mais graves como  hipertensão e disfunção renal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário