sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O Rosa contra o Câncer



Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que 11.860 pessoas morreram devido ao câncer de mama, em 2008. Dessas, 11.735 eram mulheres e 125 eram homens. Ou seja, é necessário estar atento para evitar ou detectar previamente este que é o segundo tipo mais freqüente de câncer.

Preocupadas com esses números, em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, criaram uma agenda de ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominada como Outubro Rosa. O laço cor de rosa e a iluminação de prédios com essa cor se tornaram marcas da mobilização.

A primeira iniciativa vista no Brasil foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), na capital paulista. Neste ano, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Congresso Nacional, em Brasília, foram alguns dos monumentos que aderiram à campanha.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) recomenda a realização do exame clínico e da mamografia periodicamente para garantir uma detecção precoce da doença. Também é importante fazer o autoexame para conhecer melhor o seu corpo e prestar atenção em mudanças, mas vale lembrar que ele não substitui a consulta médica.

Para mais informações, acesse o site do INCA:
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home

Nenhum comentário:

Postar um comentário